NOVO SITE DA DIOCESE DE GUAXUPÉ

O atual site da Diocese (www.guaxupe.org.br) ficará sem atualização por alguns dias, até que o novo fique pronto. Aguarde... Virão novidades!

sábado, 19 de setembro de 2009

Diocese celebra festa da Padroeira

Dia 15 de setembro, festa em Guaxupé e em toda diocese, cuja padroeira é a Senhora das Dores. Desde o dia 04, a paróquia primaz de Guaxupé esteve em festa, religiosa e social.
Durante as celebrações, vários temas foram tratados, seguindo referências da Campanha da Fraternidade 2009, cujo tema foi Fraternidade e segurança Pública. No dia 15, após a tradicional procissão das 18 horas, durante a missa, dom José Lanza destacou em sua homilia a importância da celebração: “a diocese toda, sob o auxílio de Nossa Senhora das Dores, celebra sua caminhada, suas dores e alegrias, seus sonhos e desafios”, disse. Destacou ainda o momento vivido pela Igreja Diocesana, a Assembleia de Pastoral, com firme esperança de que os projetos pastorais serão abraçados por todos os membros do corpo eclesial. Quanto ao Ano Sacerdotal, lembrou ainda que os padres são amados pelo povo, mas precisam corresponder ao gesto à medida do amor de Jesus Cristo.
Segundo documentos antigos, Paulo Carneiro Bastos e dona Laureana, primeiros habitantes do povoado de Guaxupé, em 1837, doaram a Nossa Senhora das Dores uma área, onde começariam a traçar as primeiras ruas e casas. Já em 1939, foi erguida a Capela de Nossa Senhora das Dores. A paróquia foi criada em 1856, pertencendo a Câmara Eclesiástica de Caconde (SP). Neste ano iniciou-se a construção da igreja matriz, sendo inaugurada em 1864. A atual catedral foi construída entre os anos de 1943 e 1960, consagrada por Dom Inácio João Dal Monte.
Como padroeira da Diocese de Guaxupé, as festividades de Nossa Senhora das Dores poderão envolver ainda mais, nos próximos anos, toda a população diocesana.

Nenhum comentário: