NOVO SITE DA DIOCESE DE GUAXUPÉ

O atual site da Diocese (www.guaxupe.org.br) ficará sem atualização por alguns dias, até que o novo fique pronto. Aguarde... Virão novidades!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Pessoas de toda a diocese participaram da Reunião Geral de Pastoral

Aproximadamente 200 pessoas, vindas de todos os setores da diocese, estiveram em Guaxupé, no dia 06 de dezembro, para a Reunião Geral de Pastoral. Momento forte em que se avaliou 2008 e discutiu propostas para 2009. Muito bem representada por bispo, padres, religiosos e cristãos leigos, a diocese foi contemplada em seu conjunto.
Após a oração inicial, o coordenador de pastoral, padre Francisco Carlos (padre Carlinhos) apresentou ao grupo os objetivos principais da reunião: Celebrar e avaliar a caminhada pastoral de 2008; Sugerir e aprovar as atividades pastorais para o 1º semestre de 2009; Apresentar o ante-projeto do texto base da IV Assembléia diocesana de Pastoral. Foram apresentados os trabalhos de 2008 nos três campos da ação evangelizadora: pessoa, comunidade, sociedade.
Padre Francisco Carlos apresentou, em seguida, os horizontes pastorais de 2009, com destaque à Assembléia Diocesana de Pastoral (ADP). “A Assembléia é um acontecimento eclesial, de vigor e dinamismo pastoral. Momento de intenso diálogo e escuta. A Igreja Particular é o lugar de comunhão e articulação das tarefas e dos agentes da evangelização. Deve promover a reflexão participada, a elaboração de um projeto comum, pesquisa e avaliações, deve aprovar um plano de pastoral”, disse.
Durante a reunião, também foi apresentado pelo padre Robervam Martins, membro da Equipe Executiva da ADP, o Ante-projeto do Texto-Base em preparação à Assembléia.
Os participantes se reuniram, num segundo momento, em setores pastorais para avaliação do trabalho pastoral na diocese. De modo geral, destacaram:

- a valorização dos setores enquanto instância decisória na diocese, o cumprimento de seu papel;
- os trabalhos da PASCOM (Pastoral da Comunicação) na diocese – site, Comunhão, presença na imprensa, encontro dos Comunicadores e das Secretárias paroquiais;
- a grande participação de pessoas nos setores para estudo das Diretrizes da Ação Evangelizadora;
- a divulgação dos folhetos sobre as eleições municipais;
- a preparação e o acontecimento do Dia Nacional da Juventude (DNJ);
- o incentivo de dom José Lanza aos trabalhos pastorais;
- os investimentos (encontros, estudos, reuniões) da catequese;
- o material para a Semana da Família;
- a organização diocesana dos Grupos de Reflexão.

Sugeriram:

- planos de apoio para novos Grupos de Reflexão e treinamento de lideranças e animadores para os mesmos;
- um olhar mais profundo sobre a juventude, sobretudo para formação de liderança jovem;
- fortalecimento da PASCOM nos setores;
- tornar a ADP mais conhecida nas bases, com subsídio próprio para a liturgia, catequese, os grupos de reflexão.
- incentivar mais a participação dos consagrados e consagradas nos trabalhos da diocese;
- criação de um grupo diocesano responsável pela Pastoral Social, comissão de Fé e Política.

Dom José Lanza fez alguns comunicados; em especial, incentivou a mobilização das paróquias em apoio às vítimas dos desastres no estado de Santa Catarina. Agradeceu a presença dos participantes na reunião e pediu aos padres que transmitissem seu abraço a todo o povo da diocese.
Padre Francisco Carlos despediu-se do grupo: “Vamos retornar para nossas comunidades, nossas famílias! É tempo do Advento, tempo próprio para cumprir a Palavra do Cristo -'Venha o teu Reino!' –, tempo para nutrir a esperança de sua nova vinda e preparar o seu novo Natal”. Em seguida, motivou a oração da IV ADP.

Nenhum comentário: